Botões

 

 

Arquivos do blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

(ATIVIDADE 6) 7º ano - Arte Gótica (Artes)



Arte Gótica


A Arte Gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que frutificou até o Renascimento.
Denominada de “Arte das Catedrais”, ela foi uma reação à austeridade do estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram erigidas no campo.


Catedral de Milão - Itália


O marco histórico desse movimento ocorreu nas imediações de Paris, quando a Abadia Real de Saint-Denis foi construída, entre os anos de 1137 e 1144.
Posteriormente, a Arte Gótica irá se expandir para Inglaterra, Alemanha, Itália, Polônia e Península Ibérica.
Contudo, esta arte grandiosa somente foi possível após a solidificação das monarquias. Isso permitiu o desenvolvimento comercial e urbano, levando ao desenvolvimento das rotas comerciais e favorecendo, ainda mais, o crescimento das cidades.
Os recursos para obras tão magníficas eram obtidos mediante a contribuições dos fiéis, principalmente daqueles que compunham a burguesia em ascensão.
Portanto, a Arte Gótica marca o triunfo das cidades, onde a Igreja percebe estar com uma grande parcela dos fiéis, para quem irá construir catedrais. Elas representavam símbolos do poder político da Igreja e econômico da burguesia.
Serão as catedrais a exaltarem a beleza do ideal divino, por meio de uma harmonia permeada pela religiosidade.
Vale ressaltar que a denominação "Arte Gótica", refere-se aos godos, povo que invadiu e destruiu Roma, em 410.
O termo foi utilizado de forma pejorativa pelo renascentista Giorgio Vasari, no século XVI, para expressar o obscurantismo da arte medieval.


Godos


Arquitetura

A arquitetura gótica é o resultado dos avanços técnicos obtidos pelas corporações de construtores.
Eles conseguiram dominar a geometrização e suas relações matemáticas com um objetivo muito claro: a verticalidade posto que buscavam um direcionamento para o céu.
A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura.
A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso. A luz mística e a grandiosidade constituem o veículo para comunhão com o divino.
O arco em ponta e a rosácea serão atributos continuamente presentes nesse estilo arquitetônico, o qual busca substituir o horizontalismo Românico pela verticalidade Gótica.


Arquitetura Gótica


Escultura

A escultura gótica também expressa o desejo de verticalidade. Contudo, esboça também o naturalismo capaz de atribuir movimento e vida às esculturas, as quais são, quase sempre, um complemento à arquitetura.






Pintura
A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais. De toda forma, ela buscou transmitir o mesmo naturalismo e simbolismo religioso da escultura e da arquitetura.
Não obstante, os vitrais, pedaços coloridos de vidro unidos por chumbo, tinham como objetivo emocionar o expectador e ensiná-lo sobre a religião católica.
De forma mais autônoma, a pintura irá se desenvolver nas iluminuras dos manuscritos, onde o volume irá se aproximar das formas escultóricas que adornam a catedral.
É muito comum, nessas pinturas, a substituição da luz por fundos dourados, bem como a figuração de personagens religiosos com pouco volume.








Fonte:
www.todamateria.com.br

Imagens:
www.google.com

http://www.gikainfoescola.com/turmas/7ano/7ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário