Botões

 

 

Arquivos do blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

(ATIVIDADE 5) 6º ano - Arte Pré-histórica (Artes)

Arte Pré-Histórica

Características e exemplos da arte pré-histórica, pinturas rupestres, manifestações artísticas no paleolítico, neolítico, resumo, arte cerâmica na Pré-História, esculturas


Introdução

Graças à Arqueologia, muitos aspectos artísticos do período pré-histórico puderam ser conhecidos e analisados. Mesmo apresentando uma vida mais simples e rústica em relação às culturas posteriores, os homens da Pré-História criaram arte como parte de sua vida cultural.



Arte no Paleolítico

As pinturas rupestres podem ser consideradas uma das principais manifestações artísticas do período. Eram feitas pelos homens pré-históricos, principalmente, em paredes de cavernas. Estes usavam, geralmente, sangue de animais e carvão para elaborarem os desenhos. As pinturas representavam a vida cotidiana destes homens e mulheres como, por exemplo, cenas de caça, danças, relações sexuais e animais conhecidos. 
Outro exemplo de arte paleolítica são as esculturas feitas de argila. Estas esculturas eram, em sua maioria, pequenas estátuas representando a figura feminina com ênfase para a fertilidade. Muitos arqueólogos afirmam que estas estátuas eram usadas em espécies de cultos relacionados à sexualidade e fertilidade. As mulheres representadas nestas esculturas, geralmente, apresentam traços físicos (seios, barriga e quadril) exagerados.







Arte no Neolítico
Com a prática da agricultura e a sedentarização, a vida do homem pré-histórico se transformou e teve reflexos significativos na arte.
No Neolítico, a arte cerâmica teve um grande avanço. Além de esculturas (estatuetas de animais e seres humanos com traços mais próximos da realidade), a decoração de vasos cerâmicos deu um grande avanço.
Outro importante exemplo da arte no Neolítico são os monumentos megalíticos encontrados, principalmente, na Europa. O mais conhecido deles é o Stonehenge, localizado no sul da Inglaterra.
Também podemos destacar neste período os túmulos de pedra com presença de pinturas e relevos. De acordo com muitos arqueólogos, esta expressão artística estava ligada diretamente com questões religiosas.









Fonte:
www.suapesquisa.com
www.lascaux.culture.fr


Visita virtual à Caverna de Lascaux (clique aqui)



Vídeo da Caverna de Lascaux





http://www.gikainfoescola.com/turmas/6ano/6ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário